Expandir RAID 5 após upgrade de disco

• Bom dia pessoal, tudo bem?

Estou com dificuldades em expandir um RAID 5 criado inicialmente com 4 discos de 500GB/cada e que agora são 4 discos com 1 TB/cada.

Sou novo com OMV e tenho pouca experiência com RAIDs.

Criei um ambiente de testes em minha casa para entender o funcionando das coisas e estou com um problema e gostaria do apoio de vocês.

Lembrando que já pesquisei até a página 8 e não encontrei nada relacionado.

Vamos ao problema:

1) Possuo um RAID 5 com 4 discos de 500 GB/cada.

2) Fiz Upgrade destes discos para 4 discos de 1 TB/cada, conforme abaixo.

3) Após o upgrade dos discos ter sido concluído com sucesso, qual a forma correta de expandir o meu RAID?

Segue abaixo o meu RAID 5 ainda com o tamanho total antigo:

Agradeço o apoio!

• Offizieller Beitrag

Post the output of mdadm --detail /dev/md0 and cat /etc/mdadm/mdadm.conf please copy and paste the output into a code box this symbol </> on the forum thread bar

EDIT: How did you replace the drives?

• Boa noite, perdoe a demora.

Segue a saída do comando: mdadm --detail /dev/md0

Substitui as unidades da seguinte forma:

1) Primeiro removi o RAID 5, conforme abaixo, onde o status mudou para clean,degraded e apliquei as configurações:

2) Desliguei o OMV, troquei o disco e limpei o disco novo:

3) Cliquei em recuperar

4) Adicionei o disco e aguardei a finalização do processo.

5) Repita o processo para todos os discos!

• Offizieller Beitrag

OK, your process of replacing the drives appears to be correct, sometimes in cases like this it is easier to back up the data and start again.

The output from mdadm --detail /dev/md0 does return Raid level: raid5, the reason I asked for that was the output from your #3 with the line mdadm: can only add devices to linear arrays

That line and your screen shot made no sense and the grow would not work on a raid0 (linear raid)

Your raid's capacity is based upon the smallest drive within the array, so when you changed each 500GB drive for a 1TB the 1TB drives will only appear as 500GB drives to mdadm. The only way to get mdadm to maximise the size of the array with those 1TB is to use the command I posted in #2, however this could also my fault :(

As in #2 but mdadm --grow /dev/md0 --size=max if that works, I apologise that was my error, if the array begins a resync wait until it's complete then grow the array in file systems.

• geaves

Hat das Label gelöst hinzugefügt.
  • geaves

Hat das Label OMV 6.x hinzugefügt.

Jetzt mitmachen!

Sie haben noch kein Benutzerkonto auf unserer Seite? Registrieren Sie sich kostenlos und nehmen Sie an unserer Community teil!